Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE PRÁTICAS ESCOLARES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROSPERI


A Proposta Pedagógica da Escola PROSPERI no Ensino Fundamental dá continuidade ao trabalho que realizamos na Educação Infantil e determina quais são os nossos grandes objetivos, quais competências devemos desenvolver nos alunos e como pretendemos fazer isso. Nos embasamos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Constituição Brasileira, Estatuto da Criança e do Adolescente, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista.

Valorizamos uma aprendizagem que, acima de tudo, respeite a individualidade do estudante, sua proatividade e seu protagonismo estudantil diante das diferentes demandas da formação integral e das exigências da vida em sociedade, oferecendo, de acordo com a faixa etária, conceitos teóricos e práticos, com o objetivo de estimular múltiplas habilidades, bem como o saber que assimila e acomoda em processo contínuo, no qual a interação faz-se necessária e importante. O conhecimento é construído dentro de um processo global de desenvolvimento, fazendo a educação ser significativa, qualitativa e formadora de valores.

A Metodologia de Ensino da Escola PROSPERI está baseada na proposta sócio interacionista com uma filosofia abrangente, baseada na interação social entre as crianças e destas com as educadoras e agentes escolares, que são os mediadores do conhecimento junto ao objeto. Por meio desta perspectiva educacional, as atividades de interação dos estudantes junto ao meio em que vivem, permitirá que entrem em contato com novas descobertas, comparem com os conhecimentos já acomodados e busquem organizá-los junto com os colegas, trocando experiências e ideias, gerando novas experiências e novos aprendizados.

Contemplamos as novidades provenientes do Currículo Paulista – Base Nacional Comum Curricular e a importância de aprender e agir sobre o meio em que se vive, com parcerias. Os profissionais estabelecem clara rotina junto aos estudantes, respeitando os momentos de partilha, debate e diálogo. Assim, os alunos se expressam e verbalizam naturalmente suas vontades, suas opiniões e seus sentimentos, contribuindo para o desenvolvimento do senso-crítico e aprendendo as diversas formas de organizar seus pensamentos com criticidade e coerência.

A Escola PROSPERI busca desenvolver, em seu cotidiano, atividades que proporcionem diferentes vivências aos alunos por meio de diferentes percepções, experiências, interações e jogos. Assim, o estudante explora e descobre possibilidades, tem espaço para refletir, sentir e agir e é constantemente motivado a amadurecer a cada etapa, qualificando suas próprias ações perante a vida, levantando, confirmando ou refutando hipóteses diante das mais variadas experiências escolares vivenciadas.